Curiosidade históricas

Curiosidade históricas

  • Por Francisco Araújo
    .
  • .

 

Não é por acaso que o Chile é um dos melhores destinos para se viajar. O país andino consegue unir diversidade de natureza, neve, muitas montanhas, deserto, uvas – e vinhos – especiais. Entretanto, o Chile possui diversas outras curiosidades e fatos históricos muito interessantes. Ficou curioso? Vem com a gente!

CURIOSIDADES DO CHILE.

1 – O Chile é o 37º maior país do mundo, com 756.102 km² de extensão, e o 62º país mais populoso, com quase 18 milhões de habitantes.  A palavra ‘chile’ deriva de tchilli, que significa lugar onde a terra termina, no idioma Mapuche.

2 – No Chile ocorreu o terremoto mais forte já registrado no mundo, atingindo 9,5 pontos na escala Ritcher. Foi no distante ano de 1960, num dia 22 de maio, e o tremor se concentrou na cidade de Valdívia;

3 – No Chile está localizado o deserto mais árido do mundo. Pra se ter uma idéia, em algumas regiões do Deserto do Atacama não chove há mais de 500 anos. Entretanto, a maior piscina do mundo também está localizada no Chile, com capacidade para 250 mil m³ de água!

4 – Aproximadamente 1/3 da população chilena vive na cidade de Santiago. A cidade de Santiago no Chile é o maior e mais importante centro de desenvolvimento urbano, cultural, administrativo e financeiro do país.

5 – O Chile é o primeiro país da América do Sul a conseguir isenção de visto para que seus cidadãos entre nos Estados Unidos da América. Vale lembrar que poucos países conseguem essa prescrição, e os que possuem, em sua maioria, são países europeus.

6 – O maior mirante da América Latina se encontra no Chile. O Sky Costanera possui 300 metros de altura e oferece a vista mais impressionante da cidade de Santiago e seus arredores (360°). Em dias claros é possível ver a Cordilheira dos Andes delineando a cidade; já durante o inverno, é possível observar o topo das montanhas totalmente tomado pela neve.

7 – Caminhar sem camisa pelos parques e ruas é proibido no Chile. Também é proibido o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos, com exceção das Fiestas Pátrias.

8 – O Chile é o maior produtor de cobre do mundo. Por aqui também é possível encontrar a maior mina a céu aberto do planeta, com medidas de 4km de comprimento, 2 km de largura e mais de 700 metros de profundidade.

9 – No deserto do Atacama, no Chile, estão localizados os maiores e mais modernos telescópios terrestres do mundo. O local escolhido fica a mais ou menos 1.200 km ao norte de Santiago e é considerado uma região privilegiada pelos astrônomos, com um céu noturno muito brilhante e limpo, quase sempre sem nuvens devido à baixa umidade do ar.

10 – O Chile é considerado o país mais longo do mundo... e também o mais estreito. O território chileno possui mais de 4.000 km de comprimento e largura média de pouco mais de 170 km.

11 – As estimativas mostram que o Chile será o primeiro país da América do Sul a se tornar um país desenvolvido, tendo em vista que é o país mais desenvolvido do continente.

12 – Um comida muito consumida pelos chilenos é a palta – fruto muito semelhante ao abacate. A palta é costumeiramente servida com saladas e pães, sanduíches.

13 – Apenas 10% da população Chilena não possui descendência europeia. A cultura da região sofre forte influência dos antepassados espanhóis, alemães, franceses, portugueses e italianos.

14 – Os vinhos produzidos no Chile são reconhecidos mundialmente. O país aparece na 06ª posição mundial dos melhores produtores de vinhos. As uvas cultivadas aqui, devido ao clima mediterrâneo, oferecem um sabor ímpar aos vinhos chilenos.

15 – O Chile possui 02 prêmios Nobel da Paz, que foram cedidos a 02 dos principais poetas chilenos: Pablo Neruda e Gabriel Mistral. Pra se ter uma idéia, no Chile existe 03 museus dedicados a Pablo Neruda, distribuídos entre Santiago, Isla Negra e Valparaíso.

Interessante não?

Não se esqueça de que a Turistando Chile está pronta para te levar a viver tudo isso!  Deixe que nós cuidamos da sua diversão enquanto você vive suas experiências! Mantenha contato com nossa equipe e faça sua viagem para o Chile ser inesquecível!

NEWSLETTER

Inscreva-se e receba nossas novidades, promoções!